A Importância da Autoestima

É prazeroso receber elogios durante a vida, afinal quem não gosta de ser reconhecido por uma atitude ou trabalho? Para o ser humano, ser valorizado, o torna mais confiante e incentivado. Mas, e quando recebem aquela crítica pesada? É visível que as expectativas diminuem e por consequência a autoestima também.
De acordo com KANTAR, autoestima é a percepção e o valor que é dado a nós mesmos, e como nos sentimos em relação à aparência, habilidades, condutas, autonomia, etc.
As experiências adquiridas no dia a dia, chamadas de habilidades sociais é um fator que contribui na autoestima. Saber lidar com situações, sejam elas fáceis ou difíceis, de uma maneira mais equilibrada aumenta ainda mais a autoconfiança.
Segundo a psicóloga Thaianna Brotto, especialista pela USP, a autoestima possibilita que as pessoas tenham mais consciência da própria essência, ampliando o autoconhecimento e fazendo com que sintam-se independentes, amados pelos outros e por si mesmos.
Por outro lado, a baixa autoestima pode ser prejudicial no futuro. Uma pessoa pode chegar a ter compulsão alimentar, depressão, ansiedade e outros transtornos. Por isso é preciso ser trabalhado um bom psicológico durante a vida. Ter pessoas com quem possa contar é de extrema importância nesse percurso.
Por ultimo, vai um conselho: Seguir os padrões estabelecidos no cotidiano não mostra quem você é e não revela a sua personalidade. É preciso quebrar os paradigmas impostos e acreditar no seu potencial. A autoestima é um processo no qual é adquirido, gradativamente, à autoimagem, autoconceito, autovalorizarão, amor-próprio, autoaceitação e autorespeito.
Por: Iasmim Albuquerque