A Importância da Primeira Infância

29-04-2022

A Importância dos mil primeiros dias 

Esta é a estudante de pedagogia e mãe de dois filhos Daniela Borges.

A respeito dos primeiros mil dias da vida de uma pessoa Daniela explica: ´´É uma das fases mais importantes da criança.´´

Esse é o momento em que ela se percebe no mundo, são os dias mais importantes onde o cérebro da criança vai aprender mais, e  fazer mais conexões, pois a absorção de aprendizado nessa idade é extremamente grande nós adultos nunca iremos aprender com tanta facilidade quanto uma criança de três anos.

O que acontece na primeira infância gera impacto na vida adulta

Vamos pensar em um exemplo de uma criança que tem uma alimentação ruim, isso futuramente pode sim causar problemas com a comida e com distúrbios alimentares ou, por exemplo, uma criança que não tem um bom relacionamento com os pais, pode  futuramente ser uma pessoa que é mais propensa à problemas psicológicos, com dificuldades em relacionamentos amorosos, e profissionais.

A estudante explica algumas das fases da infância e suas características com o metódo Erik Erikson: os estágios psicossociais do desenvolvimento

1. Confiança x Desconfiança: até 2 anos.

Nessa fase, o bebê interage com seus familiares próximos. Desses primeiros atos de socialização surge um sentimento de segurança que desenvolverá a confiança nas pessoas e no ambiente. Os comportamentos de insegurança, desconfiança e ansiedade seriam efeitos colaterais de negligência nessa fase.

2. Autonomia x Vergonha e Dúvida: entre 2-3 anos.

A fase de aquisição da linguagem coincide com o senso de autonomia. A criança começa a entender que é um ser social dentre outros e a aprender a manipular objetos. Ser ela própria é aceitável nesse círculo social desenvolvendo sua autonomia.

Contudo, críticas repressivas tendem a causar sentimentos de dúvida ou vergonha. A vergonha seria uma raiva de si mesmo pela exposição à censura.

3. Iniciativa x Culpa: entre 4-5 anos.

Uma vez desenvolvida a autonomia, a criança parte para a iniciativa. Aplica suas capacidades físicas e mentais para expandir em outras áreas de forma criativa e social. Amplia sua rede social além da família imediata, alfabetiza-se e desenvolve a imaginação.

 Os mesmos brinquedos ganham funções diferentes e o mundo ao redor é mais explorado intensamente. A iniciativa (ou falta dela) gera a responsabilidade, internalizada na forma de culpa.

4. Diligência x Inferioridade: entre 6-11 anos.

A liberação da criatividade é um verdadeiro dique que se abre. Surge, então, a necessidade de controlar a imaginação e direcionar o foco criativo para processos de socialização formal, principalmente a educação. A industriosidade, a diligência e a perseverança são recompensantes. Contudo, se há muita cobrança ou inadmissão de falhas, pode surgir uma desmotivação e sentimento de inferioridade.

5. Identidade x Confusão de Identidade: entre 12 - 18 anos.

Já na adolescência domina a demanda pela identidade. A tensão entre ser diferente e se conformar às normas de algum grupo para ser aceito gera a crise de identidade. Há pressão para assumir um papel na sociedade (Qual carreira seguir? Quem sou na minha família? Quem sou? Como quem vou me relacionar?) 

''É puxada'' diz Daniela sobre a rotina de uma mãe que estuda tendo um dia dia pesado ficando por volta de 12 horas fora de casa e ainda encontrando tempo para afazeres domésticos, cuidar dos filhos, e de si mesma: ''Acredito que filho não te impede de nada basta ter organização e uma rede de apoio com pessoas que você confia''

A estudante conclui falando sobre o que a motiva a continuar estudando em meio a tantas dificuldades: "Eu mesma, porque um dia meus filhos vão me deixar assim como eu deixei minha mãe'' pois por muitas vezes vemos mães abandonarem totalmente suas vidas para se dedicar a seus filhos e isso acaba sendo prejudicial para saúde mental da mãe.

Por: Caroline Dantas.


Projeto Interdisciplinar Fala Tu, Mulher | 2022 Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora