As Vantagens da Prática do Yoga
Como uma prática de 5 mil anos atrás ainda traz benefícios nos tempos modernos
Várias coisas mudaram nos últimos anos e para Emilly Soares nem todas essas mudanças foram ruins.
Há três anos ela iniciou a sua jornada como praticante de yoga. O que era para ser apenas mais uma brincadeira entre amigas, hoje é um dos seus momentos favoritos do dia. "Eu estava na casa de uma amiga, coloquei um pano na cabeça e disse que ia meditar. Minha amiga achou estranho e quando dei por mim lá estava nós duas tentando fazer yoga seguindo um vídeo do Youtube.", ela conta soltando uma risada.

Como já era esperado, Emilly encontrou dificuldades ao encarar as primeiras aulas, ela relata que seus maiores problemas eram em relação a flexibilidade, força e as posições.
Apesar de não conseguir superar todos esses pequenos detalhes, a estudante explica sobre um dos princípios da yoga que é bem importante para a prática: "A respiração nos faz forte e por isso temos que respeitar os limites do nosso corpo, se a gente não consegue hoje, temos que continuar praticando até expandir o nosso eu."
Ou seja, a yoga não é uma modalidade imediata, você pode e deve praticá-la respeitando o seu tempo e os seus processos. Com isso em mente, Soares conseguiu encontrar suas posições favoritas no esporte: "Eu gosto muito da posição do Corvo, do Cachorro olhando para baixo que antes eu via como uma posição difícil, mas hoje eu vejo como uma posição de descanso, tem também a da Vela, do Guerreiro II, do Guerreiro III."
Existem duas modalidades da pratica de yoga: Hataioga e a Yin Yoga e apesar de não parecerem tão diferentes na prática, os conceitos são bem distintos.
Enquanto na Yin Yoga são incorporados princípios da medicina tradicional chinesa, a Hataioga é uma forma de yoga medieval que busca o equilíbrio das forças solares, lunares, masculinas e femininas como objetivo final.
Como estudante de psicologia, Emilly ressalta a importância da respiração no dia a dia - o que é algo bastante trabalhado na yoga - "Quando nós estamos muito estressados, ou apenas reagindo aos estímulos do ambiente a gente não para e respira, nem reflete sobre qual é o meu limite diante daquilo e o que posso fazer. A yoga ensina não apenas a ter um objetivo e fazer tudo aquilo para alcançar, mas reconhecer que o processo é muito importante."
Sendo seres biopsicossociais, o esporte vai influenciar nas reações químicas do corpo, transparecendo tanto na forma externa como interna. A yoga ajuda no alivio do estresse, da depressão e ansiedade. Exercícios de respiração são bastante usados nesses momentos.
Agora de uma maneira mais específica, para as mulheres, a prática da yoga traz redução dos sintomas da TPM, aumenta a imunidade, melhora a qualidade do sono e muito mais.
Como dica final, para aquelas que querem começar a prática do esporte, Emilly indica dois canais que a ajudaram bastante durante essa caminhada: Fernanda Yoga e Pri Leite Yoga.
Por: Ana Silva