Conheça os: Sanduíches da Estefânia.
O sanduíche feito com amor.
Estefânia Luisa de Oliveira nos conta sua trajetória com sua microempresa.

Mulheres empreendedoras
Sabe-se que as mulheres são a maioria da população brasileira, mas mesmo assim ainda enfrentamos diversos problemas no mercado de trabalho Para as mulheres é mais difícil continuar a trabalhar depois dos 40 anos, piorando aos 50. O empreendedorismo, networking, atualização e autoconhecimento são caminhos para novas possibilidades.
Para entender melhor sobre o assunto conversamos com a microempreendedora Estefânia Luisa que nos conta um pouco sobre sua trajetória.
Segundo uma pesquisa encomendada pela Herbalife Nutrition e conduzido pela OnePoll, com 9.000 mulheres em 15 países, incluindo 500 brasileiras, atualmente, 72% das mulheres sonham em abrir seus próprios negócios, sendo que 50% delas nunca empreenderam e 22% já possuem um negócio, mas gostariam de investir em outro.
Atualmente vemos cada vez mais o mercado do empreendedorismo feminino crescendo cada vez mais, e no caso de Estefânia ela conta sobre seu negocio anterior ''Então, já temos uma mini gráfica desde de 2001, mas com a força da Tecnologia ficamos defasados,e fui obrigada a gerar outro meio de renda.''

Motivações para se Continuar em Meio as Dificuldades
''Ter uma renda ,poder ajudar em casa e ver gente nova sempre e aprender com elas, todos os dias um aprendizado, uma história diferente, isso me dá uma energia pra levantar quatro horas da manhã e sair na esperança de mais um dia melhor.'' ela explica

Receitas da Estefânia
A microempreendedora nos relata que sempre gostou de cozinha e que ela mesma produz suas receitas. ''Sempre vejo vídeos de culinária mas acabo fazendo do meio jeito,anos de cozinha sempre temos um segredinho para melhorar.''
Estefânia não faz apenas sanduíches mas também bolos, saladas de frutas, cachorro quente, e muito mais variedades de receitas.
Mudança de Mercado
Sobre o que a motivou a abrir o próprio negocio a empreendedora diz ''O Motivo é pela minha idade que hoje não entra no mercado de trabalho e mais ainda pela autonomia de fazer o que eu gosto e ter a liberdade de criar, e inovar sempre.''
Nos últimos anos a chamada transformação digital vem influenciando drasticamente todos os setores empresariais, isso ocorreu também no mercado de gráficas onde muitas empresas do ramo tiveram que se reinventar e inovar seus negócios.
Vantagens e Desvantagens de ter seu Próprio Negocio
A seis meses a Estefânia começou a vender suas receitas na frente do UDF, ela relata as varias vantagens em se trabalhar para si mesma como: a liberdade de horários, ser seu próprio patrão e estar sempre envolvido com um trabalho que gosta, mas também existe desvantagens como: a falta de segurança em todos os sentidos .
Nessa matéria conhecemos a inspiradora historia da Estefânia na qual tem uma microempresa em frente a UDF, que vende lanches e variedades.
Por: Caroline Dantas