Gilmore Girls e suas Referências 

27-05-2022

Gilmore Girls é uma série americana lançada nos anos 2000 que conta a História de Lorelai e Rory Gilmore mãe e filha vivendo altos e baixos de suas vidas. 

Uma das mais nostálgicas séries de comédia dramática dos anos 2000, Gilmore Girls teve 7 temporadas e 154 episódios exibidos originalmente entre 2000 e 2007. A produção icônica focava na relação de mãe e filha de Lorelai (Lauren Graham) e Rory (Alexis Bledel). Com diálogos extremamente rápidos e inteligentes, contendo varias referências à cultura pop, falando sobre relacionamentos, amizades e (muito) café, Gilmore Girls conquistou o público e continua adorada até os dias  hoje mesmo depois de se passas mais de 2 décadas. 

O sensacional de Gilmore Girls é que, de certa forma parece que tudo é invenção da Lorelai. É claro que, na verdade, as coisas surgiram da mente da criadora e roteirista do programa, Amy Sherman-Palladino,

Com isso, hoje veremos algumas das muitas referencias que existem na serie.

Logo no primeiro episodio somos apresentados as personagens principais: Lorelai, que foi mãe aos 16, solteira, gerente de hotel, e viciada em café, e Rory, adolescente CDF meio nerd pra falar a verdade e também viciada em café.

Agora que conhecemos um pouco as protagonistas vamos as referencias. 

Referencias do Primeiro Episodio: 

Nos primeiros segundos do primeiro episodio vemos Lorelai caminhar em direção a lanchonete do Luke. Ela entra, implora por uma xícara de café e vai para sua mesa. Entao um rapaz desconhecido se aproxima e tenta puxar papo com ela, e se apresenta como um viajante. Lorelai assim acaba lançando sua primeira referência.

"Você é um Jack Kerouac"

Jack Kerouac, era um escritor norte-americano que liderou a Geração Beat nos EUA e foi o principal influenciador da juventude sessentista. Passou a vida escrevendo e viajando e escrevendo e viajando e escrevendo sobre suas "viagens" .

Logo apos Rory entra na lanchonete e pede a Lorelai um gloss  Lorelai, então, tira vários  estojos de maquiagem da bolsa para Rory escolher. Rory não perde a oportunidade. 

"Nem RuPaul precisa de tanta maquiagem"

RuPaul Andre Charles é apena uma das Drags mais famosas do mundo. Em 2009, RuPaul, lançou o famoso reality RuPaul's Drag Race, nele diversas drags competem em busca do título "America's Next Drag Superstar". 

Lorelai está na varanda de sua casa com Sookie esperando ter uma iluminação divina para encontrar uma forma de pagar a primeira mensalidade de Chilton então  sua melhor amiga Sookie sugere algo, mas é imediatamente interrompida por Lorelai.

"Sookie, há muitos capítulos dos livros de Stephen King que eu encenaria antes de recorrer a essa opção"

Uma das referências (e diálogo) mais inteligentes da série. King é aquele escritor famoso que escreveu "O iluminado", "Carrie", "Doctor Sleep", "A dança da Morte", entre outros vários livros de horror fantástico. Mas, tambem e o autor de "Conta Comigo" Um filme fofo interpretado por, River Phoenix, trama de maturação, o fim da infância, e tem mais, é dele também "A espera de um Milagre" e "Um sonho de liberdade".  Lorelai, não estava se referindo aos livros família de King.


Musicas em Gilmore Girls: 

Amy Sherman-Palladino e seu marido queriam que o programa tivesse um som próprio e, por isso, deram grande importância à música-tema e à trilha sonora da série. Carole King gravou uma nova versão para a sua canção de 1971, "Where You Lead", com a participação de sua filha, Louise Goffin. Essa foi a música-tema durante todas as sete temporadas, e King chegou a fazer uma participação especial na série.

O cantor e compositor Sam Phillips escreveu os famosos e marcantes "la las" que são parte considerável da trilha sonora da série. Em uma entrevista concedida cerca de quatro anos atrás, Sherman-Palladino afirmou: "O lance é que a música de Sam parecia sair da cabeça das garotas. Parecia haver uma conexão real... Não sei o que os outros acham, nem dou a mínima para os outros, mas para mim parecia que música era uma extensão dos pensamentos delas. E se elas tivessem uma música na cabeça durante algum momento difícil da vida, se elas fossem pessoas de verdade, essa seria a música. E acho que isso foi o que elevou o programa".

O gosto musical de Rory é  mostrado  ao longo da série, ela demonstra a sua admiração pelo Sonic Youth, Franz Ferdinand e Belle and Sebastian. Já Lorelai gosta de bondas como: XTC, The Go-Go's e The Bangles. Esta última é a banda cujo show Lorelai e sua melhor amiga Sookie (Melissa McCarthy) levam Rory, junto com uma colega de classe, para assistir em Nova York.

Como estamos falando de musica é impossível não citar a melhor amiga de rory, Lane Kim.  Lane é com certeza o que há de mais hardcore em Stars Hollow, Filha de uma coreana extremamente religiosa, Lane é uma  entusiasta fiel do rock and roll mas que infelizmente não pode declarar o seu amor pela musica aos quatro ventos por ter uma mãe extremamente conservadora 

Lane se esconde no guarda-roupa para ouvir seu toca-discos, paga o dono de uma loja de instrumentos musicais para que ele a deixe praticar bateria em seu estabelecimento e faz com que Rory crie conferências telefônicas quando ela deseja conversar sobre meninos (para a Sra. Kim não ouvir a conversa). Quando faz uma lista de suas bandas favoritas para seu anúncio de "baterista-procura-banda-de-rock", Lane acaba usando três páginas com espaço simples. O nome da banda é Hep Alien (anagrama do nome da produtora da série, Helen Pai)

Além disso, o primeiro beijo de Lane e Dave Rygalski (interpretado por Adam Brody) é ao som de "The Man Who Sold the World", do David Bowie, 

Alguns dos Livros Citados: 

Além do café, a personalidade de Rory Gilmore não estaria completa sem seu passatempo preferido: a leitura! CItando mais de 300 livros ao longo da serie.

Rory é apaixonada por livros.  Por isso, existe um desafio literário "Rory Gilmore", que consiste em ler os mesmo livros da personagem. É um grande desafio, vai encarar? Abaixo você encontra alguns livros que a personagem leu. Inspire-se!

 1984 (George Orwell)

O personagem principal chama-se Winston Smith, ele é funcionário público e um dos poucos que ainda não caíram nas garras do poderoso Grande Irmão. Ou seja, ele ainda consegue analisar a história, pois a sua lembrança de um passado melhor ainda é viva, o que difere de uma boa parte da população, que vive na ilusão de que as melhorias do sistema totalitário estão a todo vapor, mas na verdade o que o sistema faz é enganar o povo com notícias falsas e com alterações constantes do passado, para que em nenhum momento seja possível questionar o presente.

 Bel Canto (Ann Patchett)

Quando mudanças sociais acontecem bruscamente, pode acontecer de apenas um fenômeno cultural manter o que a sociedade considera especial, merecedor de cuidados extras. Rosane Coss, a personagem principal do romance Bel Canto, escrito pela americana Ann Patchett, é uma cantora de ópera e a única que, mesmo depois de ser sequestrada, mantém um domínio sobre o ambiente inusitado que surge em sua vida...

Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley)

"A história se passa em uma sociedade futurística onde as pessoas são produzidas em massa, divididas em castas e condicionadas a viverem sob um sistema onde as regras sociais devem prevalecer. Deus foi substituído por Ford e todos os problemas existentes podem ser solucionados com gramas de Soma, que é uma espécie de narcótico."

4-A Casa dos Espíritos (Isabel Allende)

"O tom derradeiro do livro, uma súplica de memória, faz com que o leitor termine a história com a sensação de que ele mesmo viveu - mesmo que em uma realidade efêmera - as páginas do livro. A autora faz com que não nos sintamos leitores, mas personagens da história, espreitando a assustadora beleza de Rosa, a infindável transição de menina a mulher de Clara, a eterna construção masculina de Esteban, as corajosas Blanca e Alba." 

Veja a lista completa clicando aqui


 Alguns dos Filmes Citados:

Além do grande número de livros lidos por Rory, a série nos leva para discussões sobre muitos filmes, exibidos no famoso e aconchegante cinema de Stars Hollow e na sala das meninas Gilmore. 

... E O Vento Levou (1939)

E O Vento Levou é um romance histórico norte-americano, publicado pela primeira vez em 1936, pela jornalista Margaret Mitchell. Na obra literária, Scarlett O'Hara, filha de um rico dono de plantações de algodão no sul dos Estados Unidos, está vivenciando a Guerra Civil Americana (ou Guerra de Secessão), e posteriormente, o período de Reconstrução. A finalização do livro demorou cerca de dez anos, e a autora recebeu prêmios como o Pulitzer e o National Book Award.
Devido o sucesso de sua publicação, o produtor David O. Selznick comprou os direitos de filmagem da obra, lançando-a em versão cinematográfica em 1939, com direção de Victor Fleming e interpretado por Vivien Leigh (Scarlet) e Clark Gable (Rhett). Em Gilmore Girls, a referência ao filme ocorre pela primeira vez no episódio 9: "Rory's Dance", da temporada 1, sendo repetida nas temporadas 2, 3 e 6.

A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971)

A Fantástica Fábrica de Chocolate é, na grande maioria das vezes, mais associado aos seus dois filmes lançados. No entanto, ambos são baseados na obra do inglês Roald Dahl (mesmo escritor de Matilda), de 1964. O livro de gênero infantil conta também com ilustrações, e é um clássico entre diferentes gerações. O filme em sua versão de 1971, com direção de Mel Stuart, é citado pela primeira vez no episódio 7 da primeira temporada, intitulado "Kiss and Tell".   

A Felicidade Não Se Compra (1946)

A Felicidade Não Se Compra, filme de grande reconhecimento mundial, lançado em 1946, e um clássico para a época natalina, é, apesar de não traduzido para o português brasileiro, baseado em um conto de Philip Van Doren Stern, de 1943, chamado The Greatest Gift. No enredo do clássico cinematográfico, George Bailey (James Steward), apresenta ideais suicidas, mas um anjo é enviado à Terra com a missão de demonstrar para o personagem como sua vida é importante e incrível por relembrar momentos dela. É no episódio 12 da segunda temporada de Gilmore Girls, "Richard's in Star Hollow", que o filme é citado. 

Veja a lista com todos os filmes citados durante a serie aqui.

Por: Caroline Dantas.

Projeto Interdisciplinar Fala Tu, Mulher | 2022 Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora