Menstruação: Nem Tudo São Flores

Chegar na adolescência e deparar com uma das manifestações da puberdade é um dos desafios que só quem é mulher vai entender. Geralmente, dos 10 aos 14 anos, a mulher passa pela primeira menstruação, chamada menarca, e perdura até o ultimo ciclo menstrual que conhecemos como menopausa.
A menstruação é uma etapa natural de reprodução da mulher, e é ainda um grande tabu, principalmente por serem acompanhadas de cólicas e mudança de humor. ´´Você está chata, é TPM? Sua calça está suja de sangue, que nojo!.´´ Essas são frases que escutamos diariamente por pessoas que não passam por este período.
Por vezes o absorvente não consegue segurar o fluxo e pode te deixar na mão, o que é normal! Ficar estressada, sem paciência ou qualquer alteração no humor é um período comum para as mulheres, por isso não é vergonha perante a sociedade. Outra questão que é debatida no meio feminino,sobretudo na adolescêncIa,é a insegurança de ir até um profissional.
Ir ao ginecologista pode ser constrangedor, mas é necessário. A mulher é submetida à doenças crônicas no útero que podem empacar diversos problemas. É o caso da endometriose, no qual o tecido que reveste o útero, conhecido por endométrio e expelido durante a menstruação, cresce fora dele, nos ovários ou na bexiga, causando fortes dores.
Se você não sente fortes cólicas, também é preciso ir ao médico, afinal um chek up anual é sempre necessário. Entender como funciona o seu ciclo menstrual é uma base do autoconhecimento do corpo, portanto quanto mais mulheres buscam saber sobre a menstruação, mais esses tabus e paradigmas serão quebrados.
Por: Iasmim Albuquerque