Teste Drive do Futuro

06-05-2022

Quanto vale um estágio?

O estágio é talvez um dos momentos mais decisivos na vida de um estudante. É lá  que os seus conhecimentos são postos em prova e podem determinar o rumo da sua vida profissional quando o questionamento: "será que é isso mesmo que eu quero para minha vida?" vem á tona. 

Existem dois tipos de estágio: o obrigatório e o remunerado.

O  estágio obrigatório geralmente acontece nos últimos semestres, no momento que empresas oferecem vagas supervisionadas e que são acompanhadas pela instituição de ensino. Esta prática é garantida pela Lei 11.788/08 (Lei do Estágio).

A duração máxima do estágio obrigatório é de dois anos, mas depende da matriz curricular do cursoQuando esse tipo de estágio aparece na grade horária da aluna isso implica a necessidade de que ela cumpra uma determinada quantidade de horas para ser aprovada no estágio e consequentemente obter o seu diploma. Esse estágio não é remunerado. 

É importante lembrar que nem  todos os cursos possuem essa obrigatoriedade. 

Já o estágio remunerado, pode acontecer há qualquer momento durante o curso.  Esse tipo de estágio muitas vezes é a porta de entrada para o mundo profissional, 

Aqui é o momento aonde você pode tentar e errar. 
Encontrar o primeiro emprego não é fácil, acabamos dando de cara com alguns – vários – "nãos" antes de finalmente conseguirmos a nossa chance.

E, mesmo assim, ainda tem a possibilidade de acabarmos entrando numa furada.

Foi isso o que aconteceu comigo em 2021. Eu estava mais do que decidida a arrumar um emprego, mas quem disse que alguma empresa queria uma menina sem nenhuma experiência? 
Se você pensou em uma empresa de telemarketing, você acertou em cheio. Sem citar o nome da empresa para evitar um processo, foi um dos piores meses da minha vida. 

Claro, para alguns pode ser um emprego muito bom, para mim foi como se eu estivesse de castigo e olha que eu gosto de conversar.

Apesar de me sentir adulta por estar trabalhando, era algo tão desgastante que tirava até essa pequena alegria. 

Uma dica para vocês: a sensação de ganhar o seu primeiro salário é incrível, contudo, isso não vale mais do que a sua saúde mental.

E foi aí que eu decidi sair desse emprego e passei mais três meses desempregada. Nesse momento, vem aquela sensação de por que eu fiz isso? Aquele emprego nem era tão ruim assim. 

Aqui vai meu segundo conselho: não escutem essa vozinha. Algo melhor vai aparecer quando você menos esperar, de verdade. 

Em outubro daquele mesmo ano, eu acabei entrando num estágio incrível. Não apenas o local e a remuneração, mas sim a equipe que me acolheu.
A equipe de desenvolvimento e marketing do Sebrae
A equipe de desenvolvimento e marketing do Sebrae
Foram três meses de muito aprendizado, de satisfação e acima de tudo de sanidade mental. Lembrem-se um estágio é um local de ensino, algumas coisas você vai levar para a sua vida profissional e outras para a sua vida pessoal.
E agora vai meu último conselho: O estágio é um teste drive, você pode errar e pode recomeçar quantas vezes for necessário. 

O primeiro passo ainda é um grande passo, de pouco em pouco vamos fazendo o mundo girar.

Por: Ana Silva
Projeto Interdisciplinar Fala Tu, Mulher | 2022 Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora